sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Comentaristas

Já me tinham avisado de que ler comentários de jornais é ficar muito decepcionada com uma parte do país. Nunca me tinha dado a esse exercício, mas o facto de estar a orientar uma tese sobre um tema que se relaciona com este, permitiu-me ficar a conhecer uma realidade preocupante.
Quem comenta raramente se cinge ao tema e divaga bolsando as mais surpreendentes considerações sobre pessoas cuja vida ignoram totalmente. E o que dizem é de tal natureza, que eu me pergunto se uma parte razoável dos cidadãos deste país, não necessitaria de ir ao psiquiatra. Porque muito daquilo que exprimem é revelador do seu carácter.
Para mim, que gosto muito do país onde nasci e tenho uma enorme complacência em relação aos nossos defeitos tradicionais - de que a inveja será, talvez, o maior -, ler as atoardas que os jornais insistem em publicar, dá-me uma enorme tristeza. 
Nós, portugueses, que somos capazes de gestos de invulgar solidariedade, somos, na mesma medida, capazes de aviltar, denegrir, ultrajar, pessoas que não conhecemos, mas de quem não gostamos. Ou seja, passados tantos anos sobre a ditadura, a base em que a democracia assenta continua a ser a mesma. O que quer dizer que não estamos ainda, tantas gerações já passadas, em condições de viver e conviver democraticamente. 
Creio que tudo isto terá que ver com o que (não) aprendemos na escola e na família. E será certamente, também, consequência da perda de valores que um mundo cada vez mais avançado tecnologicamente, acabou de forma perniciosa, por permitir. É uma pena que assim seja. Mas algo me diz, que a comunicação social e as redes que, entretanto, a internet desenvolveu, têm uma boa parte de responsabilidade nesta situação. Se os comentários fossem moderados pelo editor, possivelmente a sanidade dos mesmos seria diferente...e todos ganhávamos com isso!

HSC

6 comentários:

Fatyly disse...

Concordo inteiramente porque há anos digo o mesmo e para além dos insultos contra quem publica são os insultos entre comentadores e quase sempre misturam o futebol e outras coisas piores e longe, bem longe do teor do post/texto/opinião.

Um abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

Menina Leninha luz dos meus olhos.
A começar por mim o problema é grave,confesso.Sou e nasci enviesado.Haja paciência para me aturar...mas adiante.Há sempre genes que sofrem uma mutação e aí nada a fazer.
Quanto ao país, penso que o tio Celito tem de pensar conjuntamente com a geringonça,em fazer urgentemente uma importação de sanidade mental.
Tenha um bom S Martinho com castanhas,erva doce e canela e um copo de geropiga.
Tchim! Tchim! Saúde! Linda menina!

Dr Zé

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Será que posso ser acusado de assédio pelo elogio a si?
Terei de me conter com as verdades que me assolam.

Dr Zé

Anónimo disse...

Na verdade muito se bolça nesta terra.

Anónimo disse...

Enquanto o mal não acaba o importante é o foco no que é bom.

https://youtu.be/lY7sXKGZl2w

:-)