terça-feira, 5 de setembro de 2017

Jean Tirole


Jean Tirole ganhou o Premio Nobel da Economia em 2014. A partir daí cidadãos anónimos começaram, na rua, a pedir-lhe opiniões acerca da actualidade. A sua passagem do âmbito académico ao terreno público levou-o a reflectir sobre o papel que o economista desempenha na sociedade. 
E foi dessa reflexão que nasceu o livro intitulado L' Economie du Bien Commun", um apaixonado manifesto a favor de um mundo em que a economia longe de ser considerada uma "ciência lúgubre", seja vista como uma força positiva a favor do bem comum.
A obra responde às múltiplas perguntas que colocamos hoje sobre o estado da economia, do emprego ou das mudanças climáticas, da Europa, do papel dos EUA, da economia digital, etc, etc, com o fim de nos oferecer soluções de futuro.
Tirole trata temas que interessam todos nós, mas fa-lo de modo acessível e instrutivo, o que transforma este ensaio num livro que aspira a conciliar-nos sob o signo da inteligência.
Vou a meio e, confesso, há muito que não lia um livro de economia com tanto gosto e me conciliasse tanto com aquilo que sou profissionalmente.

HSC

Sem comentários: