sexta-feira, 16 de junho de 2017

Esse tempo...


"...Helmut Kohl morreu hoje. Nunca falei com ele mas conheço muito bem o seu papel na História da Europa e do seu país. E também sei, porque o ouvi a alguns que com ele privaram ou acompanharam de perto a sua ação, que foi uma personalidade a quem nunca foram indiferentes os interesses de Portugal, que soube entender as nossas razões, que nos ajudou, com compreensão, em momentos delicados da nossa adesão e participação no processo europeu.

Só por isso, dá-me gosto dizer que ainda sou do tempo de Helmut Kohl."

                          in http://duas-ou-tres.blogspot.pt/


Também eu sou do tempo de Helmut Kohl que foi, talvez, o primeiro político que verdadeiramente me interessou, pela sua ideia de reunificar a Alemanha dividida nas suas entranhas pelo muro de Berlim. 
Vivi no seio de uma família em que se falava muito dele. Uns apreciando, outros nem tanto, como era normal nesse tempo, em que coexistiam anglófilos e germanófilos.
A sua morte, hoje, lembrou-me a casa dos meus avós e o meu irmão mais velho, recentemente falecido. E, confesso, por uns minutos, tive saudade desse tempo e da calma com que as questões políticas, então, se discutiam...

HSC

2 comentários:

Unknown disse...

Identifico-me muito com este seu comentário.
Maria F. Silvestre

Silenciosamente ouvindo... disse...

Lembro-me bem quando ele estava na política ativa.

Faz falta homens como ele.

Paz à sua alma.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves