sábado, 6 de maio de 2017

No Dia da Mãe

"...É por isso que as mães tremem mas não desesperam, têm medo mas não se resignam, choram mas não sucumbem. E se algumas vezes dão a impressão de desaparecer da vida de um filho é só para os fazer encontrar mais fortes no momento seguinte."

                                         In Pastoral da Cultura

Este é um dos poucos dias que tem especial significado para mim, porque ele  evoca as duas mulheres fortes da minha família. Eram guerreiras que nada quebrantava na defesa das suas crias. Não havia medo que as vencesse, apesar de pertencerem a um mundo que, à época, pouco as terá valorizado.
-->
Não importa. Não foi preciso, porque elas criaram filhas e netas que deram corpo à luta que travaram. Neste dia, relembro com orgulho, o caminho que ambas permitiram fosse o meu. À minha mãe e à minha avó Joana, fica o meu eterno reconhecimento por tudo aquilo que, com as duas, aprendi!

HSC

12 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Não fui mãe. Fui filha.

Tenho sobrinhos e filhos de sobrinhos

que são "quase" meus filhos, mas na realidade

não fui mãe.

Mas a m/admiração pelo que a m/mãe sofreu para

me criar a mim e à m/irmã num tempo de muitas

dificuldades, está sempre no meu pensamento

e apesar de ela fisicamente cá não estar, eu

nunca a deixei sair de mim.

Para todas as mães, e especialmente para si,

um beijinho neste dia "que lamento não ser

também meu" mas a natureza não o quis.

Irene Alves

Maria Isabel disse...

Um beijo enorme para todas as mães. Cada uma conforme o seu saber e disponibilidade, fizeram e fazem o melhor possível.
Maria Isabel

Unknown disse...

FORA DO CONTEXTO DO POSTE. TEM-ME ESQUECIDO, AS MINHAS DESCULPAS: OS MEUS PARABÉNS PELO NOVO LIVRO.

Pedro Coimbra disse...

Aqui em Macau é comemorado no próximo domingo.
Boa semana

Anónimo disse...

Mother

https://youtu.be/9YU0aNAHXP0

Ghost

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

…………….......…._.;_'.-._
……………………….{`--♥.-.'_,}
……………………{;..\,__...-'/}
....._.;_'.-._ …{..'-`.♥_;..-';
...{`--.♥-.'_,}…`'--.._..-' ....._.;_'.-._
.{;..\,__...-'/}…._.;_'.-._ ...{`--.♥-.'_,}
.{..'-`.._;..-';.{`--.♥-.'_,}.{;..\,__.. .-'/}
....`'--.._..-'.{;..\,__...-'/.{..'-`.._ ;..-}
........,--\\..,-"…`'--.._..- .....--.._..-
...... ....._.;_'.-._..... ||......//
..........{`--.♥-.'_,}.,-"-.....//.,-"-. .
........{;..\,__...-'/....'-.\.// (..'-...\
………..{..'-`.._;..-'. ,/. // ;---,
......../....-'.)\\......... /.,-"-....\
........\,---'`...\\.......//. (..'-.....\
.....................\\ ..//
................../_\\Y//_\
.................(_,-}={-,_)
............... ....\_//((\_/
.....................//))(\
....................(/..))
........ ................((
.........................\)

:-)

Dalma disse...

HSC, cá por casa, por estranho que possa parecer não demos nunca grande importância a esse dia tal como ao do pai.
Quando eu era criança não havia dia do pai, apenas da mãe e lembro-me de que eu e a minha irmã sempre lhe comprávamos um presente com o dinheiro que nós poupávamos dos 2$50 que semanalmente a nossa avó nos dava...

Os meus filhos que andaram num colégio católico traziam uma lembrança muitas vezes com aqueles dizeres estafados que ainda hoje vejo: "para o melhor pai do mundo" ou "para a melhor mãe do mundo" isto até ao 4º ano.
Depois como não alimentávamos isso, deixou de ser costume, além de que sempre argumentávamos que dia da mãe e do pai eram todos os dias e que não valia hoje portarem-se mal e amanhã darem-nos um presente...

Quantos hoje passarão semanas sem fazer um telefonema aos pais ou até serem menos respeitosos com eles e no Dia levarem-lhe um ramo de rosas?!

Assim sendo, façamos (para quem os tem) dia da mãe ou do pai todos os dias...

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma
Tem razão. Mas já há tão pouco a que nos agarrarmos para lembrar a familia que temos...
Para mim, o dia 8 de Dezembro é que era o dia da Mãe. Depois a Igreja decidiu tornar a festa móvel e eu não gostei. E ainda não gosto.
Mas gostei muito de almoçar com o meu filho e o meu sobrinho, filho do meu irmão mais novo, que está em África. Foi uma maneira de lhe dizer que quando os Pais não estão, a familia está com eles e reunida, como nós tanto gostamos.
Sabe Dalma? À medida que o tempo passa e vamos perdendo os entes queridos, é a familia e são os amigos que nos resgatam. Ainda hoje pensei nisso ao despedir-me do meu querido amigo Pires de Lima, a quem tanto devo e que tanta falta me irá fazer, Ficou a viuva e os filhos reunidos à sua volta. É isso que reconforta.

Dalma disse...

Pois, por tudo o que diz faço por estar "presente" mesmo que no caso da minha (95 ótimos) a 400km de distância. Abençoados os que puseram à nossa disposição Tm e o Skype

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma
Penso exactamente assim. Bem aventurados aqueles que nos proporcionaram tal tecnologia, que faz com que as distancias grandes se tornem curtas.
E felicito-a por ter uma Mãe assim!

Dalma disse...

Obrigada HSC.