sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O passar responsabilidades


Leio que a ”medida-chave contra incêndios é facultativa". Leio de novo para ver se percebi. Trata-se do destino a dar às terras abandonadas, cujo mato nunca é limpo, e que nesta época são sempre potenciais focos de incêndios florestais. 
Capoulas Santos falou sobre o tema, no fundo, para publicamente dizer que os municípios que vierem a assumir voluntariamente a posse da floresta sem dono, deverão fazê-lo de forma voluntária e tendo a capacidade de gerir esses perímetros florestais.
Como era de esperar houve logo quem se demarcasse dessa possibilidade. Quem? Claro que foram os três autarcas das áreas mais martirizadas pelos fogos deste ano - Arcos de Valdevez, São Pedro do Sul e Arouca. Alegando, como se esperava, não ter capacidade para assumir tal responsabilidade...
Este permanente "passa - responsabilidades" do poder central para o autárquico e do autárquico para o central é, depois de tudo o que se passou, absolutamente inaceitável.
E a ideia de que tal responsabilidade possa ser facultativa – e não o são, afinal, todas aquelas que o poder autárquico vem exercendo?! – é que me tira do sério e me leva a crer que, para o ano, voltaremos a estar, mais uma vez, impotentes perante a repetição desta tragédia que é o resultado da irresponsabilidade, da incompetência e do laxismo de quem tem a obrigação de, no mínimo tentar, com seriedade, combater este drama sazonal.
Muito se falou, também, sobre um eventual aumento das penas dos incendiários, como se isso fizesse dissuadir pessoas com falta de tudo o que é racional, inclusive, em muitos casos, do próprio  equilíbrio mental.
É aos políticos deste país que se têm de pedir responsabilidades por não alterarem as políticas de gestão florestal, as políticas de prevenção contra incêndios florestais e as políticas de combate a esses mesmos incêndios. Se isso tivesse sido feito, decerto não teríamos tido metade do país a arder. Marcelo prometeu acompanhar este assunto de perto. Oxalá o faça!

HSC 

Nota: hoje há Agenda de Sabores

3 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois é drª. Helena os autarcas também só querem é dinheiro
do Governo Central.
A Madeira a mesma coisa, veja-se o dinheiro que a Madeira
diz precisar, como se o G.C. tivesse "cheio dele".
Tudo pede mais e mais, mas quanto a assumir responsabilidades
a sério, aí isso não!!!
O poder central deveria fazer leis adequadas e fazê-las
cumprir.
Os meus cumprimentos.Bom fim de semana.
Irene Alves

Maria Eugénia disse...

Também não concordo com o aumento de penas para os incendiários precisamente pelas razões que aponta.
Mas quando se diz "passar" responsabilidades ao governo, está em parte errado... E os proprietários das matas? Não têm responsabilidades? Mais de 90% das nossas florestas são privadas e há legislação que os obriga a limpar. A culpa é dos governos? Por favor... Estamos sempre à desresponsabilizar tudo é todos.Assim as coisas não andam para a frente.
Bjs da Maria do Porto

Helena Sacadura Cabral disse...

Maria
Quando eu possuo uma casa a legislação impõe-me obrigações que se não forem cumpridas me podem fazer perde-la. Porquê? Porque as autoridades fiscalizam o cumprimento das minhas obrigações. Então porque é que os proprietários dos terrenos não são sujeitos à mesma fiscalização?! De quem é a culpa? Do proprietário que não cumpre e dos governos que o deixam não cumprir.
Se for um pequenino todos lhe caem em cima. Se for um grande tem sempre quem o proteja. Triste mundo este!
Bjo