terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mulher Executiva


Há uns anos, quando lancei uma das várias revistas que tive a meu cargo, conheci duas jovens que já então se destacavam no horizonte daquelas jornalistas que escreviam sobre temas económicos. Trabalhei com ambas e portanto conheço a "matéria" de que são feitas. Chamam-se Isabel Canha e Maria Serina. Ambas trabalharam na Exame e foram directoras da Cosmopolitan.
Os anos passaram. Aqui e ali ia sabendo delas. Um dia contactaram-me pedido-me uma entrevista acerca da minha carreira para um livro que pretendiam editar sobre as mulheres que no passado haviam marcado de algum modo o país na área da gestão. E por detrás desta conversa soube o resto, que vos conto.
Em meados de 2015 é pelas suas mãos que surge um novo site - Mulher Executiva - dedicado às empresárias, executivas, artistas, cientistas e empreendedoras de Portugal. 
As áreas exploradas são as mais variadas: desde saúde, finanças, carreira, bem-estar ou moda. Esta iniciativa está a marcar pela inovação e dedicação às mulheres profissionais através de artigos, reportagens, perfis, estudos, textos de opinião, contribuição de especialistas, entre outros. 
Além de fornecer às mulheres mais ferramentas para que possam progredir nas suas carreiras, o site Mulher Executiva traz histórias inspiradoras de profissionais que querem partilhar a sua realização.
Este projecto surgiu porque em Portugal não existia nenhum produto de negócios e carreira dirigido ao público feminino. Ambas sentiram, pela sua experiência, que havia apetência para um produto do género. 
O site  está dividido em cinco categorias: “trabalhe com paixão”, “gaste com sentido”, “viva com qualidade”, “desfrute com prazer” e “aprenda com os especialistas”.
Além da edição online, os planos incluem edições especiais impressas, bem como livros e organização de conferências relacionados com os negócios a carreira na vertente feminina. 
O que, no plano editorial, já aconteceu, nomeadamente com a saída do livro “Memorias de Executivas” que são lições de liderança de mulheres que deixaram a sua marca no mundo dos negócios. Nele encontramos oito entrevistas de vida com executivas para quem o género nunca foi uma limitação. Mulheres que não hesitaram em entrar em feudos masculinos, mesmo quando isso era quase uma ousadia. Competentes, destemidas, visionárias e determinadas, os seus testemunhos são uma inspiração para todas as mulheres que querem chegar onde merecem.

HSC

Nota O link para o site é http://executiva.pt

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Drª Helena,
Este livro já está nas bancas? Já tinha visto um comentario sobre este livro e fiquei curiosa. Gostava de saber onde posso encontrá-lo.
Obrigada
Beijinho
Maria M

Helena Sacadura Cabral disse...

Maria M
Já está nas livrarias onde pode adquiri-lo ou encomendar.

Anónimo disse...


Helena
Gosto da sua fotografia, cada vez mais dou valor ao sucesso das mulheres, ao seu empreendedorismo no mundo do trabalho.
Concerteza um livro interessante, com histórias bem distintas, mas com ferramentas essenciais para outras mulheres seguirem o mesmo caminho.
No sábado, vi uma reportagem na RTP2 sobre Catarina Eufémia e outras mulheres da época, uma delas bateram-lhe tanto no peito que mais tarde teve um problema oncológico. Era despresível como a guarda as tratava, e pior os maridos faziam o mesmo. Cheguei a presenciar com os meus 10/11 anos um caso familiar de violência doméstica, ficava a tremer. A minha tia sempre foi uma vitíma de um casamento feito sem amor, sofreu muito, o insólito é que continuou sempre apaixonada pelo marido. Hoje ensino à Rita o valor de sermos independentes, a termos a liberdade coisa que outrora não existia. Sorte das mulheres que viveram à frente da sua época.

Pode colocar o link do site?

Carla

Anónimo disse...


já o descobri, o site está com problemas caí.

Carla

Helena Sacadura Cabral disse...

Carla
O link é

http://executiva.pt/

e eu felizmente tenho acedido sem problemas.

Anónimo disse...

🌷

Anónimo disse...

Senhora,fez e faz tanta coisa boa.É única.
Um dia doce para si.


http://youtu.be/4axVgLpIFic

Ambrósio

Anónimo disse...

Site super lento, mal se mexe. E tenho um bom portátil e uma boa ligação à internet. Será um problema pontual?
Obrigada,
Maria

Helena Sacadura Cabral disse...

Vou tentar saber o que se passa quanto à lentidão do site!

Anónimo disse...

🌹🌹🌹