quarta-feira, 11 de março de 2015

O ponto de interrogação


No blogue Escrever é triste - http://www.escreveretriste.com - Maria João Freitas diz que a frase " o ponto de inter­ro­ga­ção é um ponto de excla­ma­ção can­sado" a acompanha há tantos anos que a considera quase sua. Nunca tinha pensado nisto, mas não posso deixar de lhe dar toda a razão. Se não vejamos.
O ponto de exclamação, uma espécie de fio de prumo com direito a um ponto de suporte, corporiza a ironia de quem se sente seguro de causar nos outros a inesperada surpresa.
Ao contrário, a interrogação é tímida, vergada e carece sempre de respostas para poder desaparecer. Insegura sente-se na dependência do que os outros hajam por bem responder-lhe.
Nas palavras como na vida, há os fortes e que se afirmam e os inseguros que apenas se interrogam. Nas palavras como na vida falta, afinal, descobrir quem e o quê consegue aquilo que as reúne, ou seja, aquilo que não só questiona como causa admiração...

HSC 

7 comentários:

bea disse...

...e o que será uma interrogação seguida de exclamação?!

Estou-me positivamente lixando para todos os fortes exclamativos como para os que apenas perguntam (se é que existem tais aborrecidas pessoas)

E viva quem pontua usando toda a panóplia.

Paulo Abreu e Lima disse...

Os que muito exclamam nem sempre fizeram as perguntas certas ou, parafraseando-a, Pra se ser realmente forte, temos de já ter sentido fraqueza.

Anónimo disse...

A interrogação constante pode, sem dúvida, ser um sinal de insegurança. Mas pode também ser:
1) um sinal de humildade: "mais vale burro uns segundos do que ignorante toda a vida";
2) um sinal de sabedoria: só os conhecedores são capaz de fazer as melhores perguntas.

Por outro lado a exclamação pode, em si mesmo, ser um sinal de alguma arrogância, que muitas vezes anda de mãos dadas com......a insegurança.

JH

Anónimo disse...

Eu, que "?" me confesso, considero ao invés que:

O "!" quando usado pelos fortes é uma forma de gabarolice ... quando poderiam, perfeitamente, de uma forma mais sã usarem "." e se, por não terem ainda a plena consciência da sua força, um "." "§" como forma de reforçar a sua autoridade.

Já o "!" quando usado pelos fracos é, ainda pior, uma tentativa de serem o que não são. E a prova que não podem usufruir da simplicidade de poder colocar um "."inho final.

Já o "?" quando usado pelo s fracos é ou uma tentativa de conhecerem ou, muitas vezes, uma forma de não humilhar o seu forte interlocutor permitindo-lhe repensar na questão colocada e responder colocando o afamado ".inho" final.

Mas o "?", vive mesmo, além de na boca das crianças, quando é usado pelos fortes. Aí vem acompanhado de generosidade, de compreensão, de verdadeira empatia...

Diria, mesmo, o "?" é cristão. Afinal quando Lhe perguntaram o que era a verdade fizeram-no com um "?" que veio acompanhado com um "!" ... e Ele não respondeu ... não por causa do "?" mas devido ao "!".

Concluo ... o ponto de exclamação tem a verticalidade no formato e é enviusado no uso, exactamente o contrário do ponto de interrogação. Um caso de substancia vs forma.

Drª HSC não concorda?

N391111

A tempo: O ponto da interrogação é das crianças o ponto de exclamação é de quem já se esqueceu que o foi... digo-o eu com muitos "!""!""!""!""!" :)


Anónimo disse...

Que reflexão!
Muito se aprende neste blog.
E que blog "fabulástico" partilhou hoje.Boas leituras neste espaço de escrita triste.Só é pena o autor ser devoto do clube das águias. :-(
Maria

Anónimo disse...


Helena
Pessoalmente, uso o ponto ! quando quero, reafirmar algo positivo/negativo.
Já o de ?, é muitas vezes usado na nossa mente, como perguntar aos outros, o que admitimos não saber, é um acto de inteligência, humildade.

Carla

Anónimo disse...

Neste espaço - Escrever é triste. E não escrita triste.
Emenda feita.
Obrigada.
Maria