quinta-feira, 26 de março de 2015

É estranho


O trágico acidente aéreo onde morreram, há dois dias, cento e cinquenta pessoas é, agora, descrito - com base na única caixa preta até ao momento encontrada -, como um acto suicidário do co-piloto do avião.
Sei tanto do que se passou como qualquer outra pessoa que leia jornais ou veja televisão. Mas há algo que não posso deixar de estranhar e que respeita a movimentação política que o dito desastre provocou. Três altos dignitários dos países envolvidos - França, Alemanha e Espanha -  estiveram presentes, nomeadamente o Presidente Hollande, a Chanceler alemâ Angela Merkel, o PM e o rei de Espanha. É verdade que este último se encontrava numa visita oficial e por isso tomou imediato conhecimento do caso. 
Mas já houve outras tragédias semelhantes que não provocaram a mesma reacção. É por isto que eu penso que deve haver algo, que ainda não conhecemos, que explique o porquê desta vez ter sido diferente. Aguardemos.

HSC

6 comentários:

Anónimo disse...


Helena,
trágico acidente, mas sabendo que foi intencionalmente, deixa-nos perplexos. O que levou um jovem de 28 anos, a fazer tal coisa.
Será, mais um jovem que foi manipulado por outros, que são treinados para cometerem actos suicidas?
Não, quero crer em esta possível tese, vão existir detalhes nas caixas negras, que não são negras mas encarnadas, que se tiverem algo mais a revelar, serão talvez ocultadas.
Mais um ataque suicida, com aviões provocaria um pânico generalizado.
Numca me esqueci, de uma frase que me foi dita, "las veces menos és más", nesta perspectiva saber menos é melhor em todos.

http://expresso.sapo.pt/pilotos-suicidas-ou-assassinos-queda-nos-alpes-parece-ser-identica-a-da-namibia-em-2013=f917104

Carla

Virginia disse...


Não me lembro de tamanha tragédia na Europa, a não ser o do Concorde que também causou grande celeuma. Acho que o facto de os jovens e tripulantes serem quase todos desses países levou os governantes a uma atitude solidária.

Quanto às consequências do acidente, essas vão ser imputadas única e exclusivamente ao co-piloto, de modo a evitar indemnizações às famílias. A Lufthansa lava daí as suas mãos, embora pelos vistos , o piloto ter recebido ordens para não voar por não se encontrar em condições e ter medicação obrigatória.

Continuo a achar que o avião é seguro.....basta ver os milhões de voos que todos os anos se concretizam sem problemas. Assim continue!!

Anónimo disse...

Estranho,muito estranho mesmo.
E não entranha.
FT

Flor disse...

Vamos ver o que dizem as investigações que a policia fez ao apartamento do co-piloto e penso que também à casa dos pais. Pelo menos vimos retirarem grandes bolsas plásticas que não deveriam ser simplesmente lixo.

A Lufthansa não pode lavar as mãos porque pelos vistos o rapaz era um doente depressivo e mesmo assim deixavam-no voar se bem que ao lado do comandante.
Eu fico logo apreensiva quando vejo casos como este ou parecidos depois
do 11 de Setembro porque desde essa altura tudo na vida mudou e que continua a afectar sem um fim à vista.

Bom fim de semana <3

Anónimo disse...

Cabecinha pensadora...

Fatyly disse...

Para mim...apenas a mais vergonhosa hipocrisia de um galheteiro que estão em eleições e há que aproveitar tudo para... e a pega começa a desmoronar!!!!

Onde paira a esperança de um futuro melhor para milhões de jovens?

Aos familiares das vitimas incluindo o do jovem co-piloto o meu silêncio respeitador!