quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O outro lado da quebra do preço do petróleo

"...Vale-nos, assim, a esperança dos choques externos. Começamos 2015 com grandes incertezas sobre o futuro da Europa e do Mundo. Dentro de um mês a Grécia vai a votos, ameaçando desestabilizar a paz podre europeia. A queda do preço do petróleo parece um bálsamo, mas traz consigo instabilidades geopolíticas de consequências imprevisíveis. Nas origens da baixa do preço do petróleo surge uma alteração da política monetária dos EUA, que pode ser o início do fim dos juros baixos - e, com ele, o rebentamento de várias bolhas especulativas. Enfim, o mundo não pára, malgrado a tendência do sistema político português para suspender a realidade sempre que eleições se aproximam."
(Ricardo Paes Mamede, in ladroesdebicicletas.blogspot.pt)

Este é o excerto final de um texto mais longo e com uma visão política com a qual se pode ou não concordar. Mas o retrato económico que aqui se faz desvenda uma realidade de que pouco se fala entre nós. Limitamo-nos a ficar contentes com a descida do preço do petróleo que beneficia as contas públicas e privadas e esquecemo-nos de perguntar o "porquê" de tal ter acontecido. Se lerem o artigo do Professor Jeffrey Frankel para que o texto remete ficarão com uma ideia mais clara do que pode estar por detrás desta descida...
HSC

2 comentários:

Fatyly disse...

Em termos de "economia" só percebo a minha própria, que é uma ginástica esgotante e ou estonteante e suba ou desça o petróleo, surja inflação ou bolhas especulativas, sei apenas de uma coisa: Todos os anos há aumentos "irracionais" sobre bens essenciais" e nada mais direi para não ferir susceptibilidades!

Anónimo disse...

Em tudo há prós e contras.

:-)