sábado, 5 de julho de 2014

Uma experiência útil



Este ano fui novamente convidada a integrar um dos juris de admissão dos futuros novos juízes do Ministério Público, que se realizou no CEJ - Centro de Estudos Judiciários - e, pela segunda vez, pese embora o cansaço em que o meu último livro me deixou, a experiência me deu grande prazer.
É evidente que não foi a minha preparação jurídica que determinou o convite. Este decorreu do desejo de que a sociedade civil estivesse representada nestas provas, interrogando os candidatos sobre aspectos que, eventualmente, virão a constituir uma boa parte de seu dia a dia como magistrados e pudesse, deste modo, ter uma palavra a dizer na classificação global desses mesmos candidatos.
É uma iniciativa que permite não só aproximar os cidadãos daqueles que, um dia, serão os defensores dos seus direitos e garantias, como dar aos que, como eu, participaram desta experiência, uma visão bem mais humana do exercício destas funções e do imenso labor de ponderação a que os seus interpretes estão sujeitos.
A decisão tomada pelo Presidente do CEJ, Professor Doutor António Pedro Barbas Homem, de fazer participar representantes da sociedade civil com a mais diversa formação, nestas provas públicas de avaliação merece, a meu ver, todo o apoio.


HSC

2 comentários:

Anónimo disse...

Mérito a quanto obrigas.
Muitos parabéns!
Falta o globo,falta o globo.

Kkkkkkkk

maria disse...

Completamente de acordo com a senhora! É de louvar esta decisão!
Maria