segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Todos ganharam...

Como seria de esperar lá estavam todos no palco do discurso televisivo a dizer que tinham ganho. Excepto - honra lhe seja feita - o Presidente do PSD. Até o próprio João Semedo que deveria estar calado - porque não só não fora eleito como o seu partido perdera a única câmara que tinha -, aproveitou o palanque para se atirar ao governo. Só lhe faltou dizer que tinha ganho. Apenas se esqueceu de dizer que tinha perdido... Enfim, Miguel, fazes cá muita falta, pesem embora as nossas pequenas divergências!
Os socialistas ganharam, mas menos do que gostariam, porque não têm maioria absoluta como Seguro pediu e apenas António Costa conseguiu. O que os teria de levar a  uma coligação. Sorrio só de pensar. Ou com a CDU ou com o PSD. Sorrio mesmo...
Os grandes vencedores foram, a meu ver, a coligação de esquerda e os independentes, em particular Rui Moreira e Guilherme Pinto.
Acabei de ouvir na televisão Vítor Ramalho e pergunto a mim própria se estes dinossauros, depois de tudo o que ontem se passou e das reacções dos mercados, não estarão, já, na altura de serem substituídos. Porque se o PS extremar posições e for obrigado a fazer coligações para governar. convém que agora não fale demais.
Tenho aqui dito várias vezes que o PS necessita de Costa e de Assis. E o país também. Mas parece que Seguro não está seguro disso!

HSC

A abstenção conta?

Todos aconselham o voto. Que ele é uma prova de cidadania e quem se abstiver não pode, depois, criticar. Em 2009 a abstenção andou pelos 41%. Desta vez situou-se nos 47,41 Ou seja é o maior partido. Ou, o mais significativo.
Pergunto: o que deve fazer quem não se sinta representado nas listas da sua autarquia? Votar nulo? Votar branco? Abster-se?
Vale a pena pensar um pouco nisto porque nem todos os que se abstêm são néscios ou incapazes. Podem ser, apenas, pessoas insatisfeitas com o plantel que os partidos organizam para distribuir benesses pelos seus acólitos.
Por norma diabolizam-se os abstencionistas. Porque à máquina partidária a abstenção lhe rouba eventuais votos. Mas quer se queira quer não, eles são uma voz. Pelo menos tão importante como aqueles que se sentem confortáveis com a escolha que fizeram.
Então o que é que está mal? E se tudo está bem, porque é que existe tanta abstenção?

HSC

sábado, 28 de setembro de 2013

Estou a meditar...

Hoje a minha meditação saldou-se por cinco horas na cozinha. É verdade. Estou tão cansada que me pesam as pernas...
Porquê esta façanha? Simples, a causa. Gosto muito de cozinhar e na semana que vem vou receber - dar de comer - a vários amigos. Logo, a solução passava por fazer hoje aquilo de que irei necessitar. Devia ter feito apenas dois pratos, mas fui esticando e oop's depois já não dava para parar. Trabalhei de verdade mas preparei duas sopas, umas lulas, uma carne de porco, um fricassé de frango, um bolo de bolacha e um brigadeiro. Nem mais. 
Durante estas cinco horas e sete repastos, meditei. O problema é que ainda estou com o caldo de cozer os legumes cá fora, porque não tenho espaço no frigo. E já agora partilho convosco uma prática minha. Quando cozo verdura faço assim: primeiro os legumes brancos - hoje couve flor - depois, na mesma água o feijão verde e finalmente no mesmo líquido, a que vou acrescentando água, os brócolos. Como os sais minerais ficam no água da cozedura, guardo-a para fazer sopa. Ficam ricas, saborosas e saudáveis.
Valeu ou não valeu esta dica? Dá ou não dá para meditar seriamente e votar nela sem receio?

HSC

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

OUTDOOR AUTÁRQUICAS 2013

Não resisto a publicar antes da meia noite de hoje, agradecida ao comentador que me enviou esta pérola!

HSC

O retorno

Vá lá, depois do episódio de ontem, dormi mal. Apesar disso já consegui dar uma gargalhada com o que me aconteceu. Agora para se rirem, oiçam o resto da história.
No meio do descampado eu tinha dois objectos utilíssimos: um telemóvel e um GPS. Este último não era usado desde Fevereiro passado, numa saída que fiz aos domínios da Angela Merkel, não para falar com ela, mas para assistir a um amigo. 
Logo, era um GPS poderoso. Liguei-o. Demorou a dar sinal porque há muito que estava a dormir. Sai, finalmente, uma voz a dizer-me para voltar para trás. Como, se só tinha caminho para a frente?
Coloco em modo de mapa. Olho, mas as voltas eram tantas que se sobrepunham. Impossível descortinar um caminho. Decido ligar para a amiga com quem tinha estado a trabalhar. Explico a situação. Pede-me a localização. A única coisa que vejo caída no chão tem um nome apagado que parece Arneiro. Promete que me vai buscar.
Passados dez minutos diz-me que não tem tal localidade no GPS. Saio e ao longe vejo o letreiro de um colégio - parecia fechado - com dois números de telefone meio apagados. Ligo um, não respondem. A minha amiga liga o outro. Explicam-lhe que há dois colégios na zona. Precisavam saber onde eu estava. Novo telefonema meu a  admitir estar para as bandas de S. Domingos de Rana. 
Neste momento pára um carro na redondeza. Sai uma senhora, explico a situação. Diz que não estou longe da auto estrada mas  que tenho de dar algumas voltas. Oferece-se para me levar até à entrada da dita. Devia ter aceitado mas lembrei-me da amiga que vinha a caminho e ia perder-se também. 
Telefona ela a dizer que não conseguia entrar na A5 porque o trânsito estava parado. Respondo que aguardo. Entretanto, passaram três quartos de hora e começava a escurecer. De repente vejo um carro a abrandar. Pensei que fosse a salvadora. Não era. Era um homem que parou perto. Pego no telefone e bloqueio as portas. Escurece e o homem ora sai, ora entra no carro. Parece agitado. Eu continuo fingindo que falo ao telefone. O GPS continua, a espaços, a mandar-me para trás.
Ao fim de uma hora e de também se ter perdido a minha amiga aparece. Salvé!
Mas para sairmos dali tivemos de ir a Carcavelos por umas ruas que só os locais decerto conhecerão. Cheira-me finalmente a mar, que pressinto estar próximo. 
Fiat lux, estou finalmente na Marginal, a caminho de Lisboa, agarrada ao volante como se ele me fosse fugir à mínima aragem. Chego a casa. Não tenho um único músculo distendido...

HSC

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Falar antes de tempo

Hoje foi um dia para esquecer. Acreditam que me perdi nuns descampados entre Paço de Arcos e Carcavelos? E que tive a sensação de que não sairia mais dali? Estão-se a rir da parvónia da cidade? Pois riam.
Para fugir ao trânsito da auto estrada, apinhada de carros às 18h, à saída de Carnaxide decidi virar para Caxias e seguir pela marginal. O que terei feito não sei. Mas dei comigo numa portagem. Passei e, surpresa, acendeu luz vermelha, o que me parece impossível porque tenho a via verde em ordem. Chegada a casa decidi ligar para os serviços competentes e tentar perceber o que se passava. O número de apoio ao cliente é só um 707, uma ratoeira libertina, que conta ao minuto e dá cabo do bolso do incauto contribuinte. Optei por enviar um mail. Veremos se me respondem...
Estafada, reclamando que, se fosse rica a única mordomia que teria era um motorista, fui para a cozinha preparar a janta. Liguei a televisão e ... pimba, apanhei-os todos. Todos a reclamarem da falta do apoio televisivo. Têm uma graça enorme. Só em Sintra são dez candidatos. Não se enxergam, como diz a Ana, que limpa as minhas escadas.
Portanto, derrubada pelo peso dos acontecimentos, vim para aqui confessar-me. E acabei com um sorriso - talvez fosse melhor chorar mas, hoje, já nem para isso dava - com a proposta que estou a ouvir, ao longe,  de mutualização da dívida. É o PS, claro, a propósito de autárquicas.
Há dias em que se não deveria sair de casa nem ligar a TV!

HSC 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Há males que vêm por bem...

Tinha pensado desligar a televisão durante as autárquicas, porque não me via a aguentar as arruadas costumadas. Mas, por um milagre divino, aqueles meios de comunicação decidiram, por moto próprio, reduzir o tempo dedicado a tal função, dado que se tornava impossível faze-lo nos moldes impostos pela CNE.
Assim, limitamo-nos a ouvir os líderes partidários envolvidos nas campanhas, o que reduz muito os desgastes que nos iriam causar. Claro que esses não falam sobre as as suas regiões, mas sim sobre o país, na boleia do tempo mediático. Deste modo ninguém sabe o que cada um dos eventuais futuros autarcas pensa para o seu pequeno reino. Mas será que, quando havia debates, ficávamos a saber? Penso que não.
Para mim tem sido um sossego. Quando eles aparecem desligo o som, porque o conteúdo do discurso já conheço há muito tempo, ou seja, não difere do que dizem no resto do ano. Nem sequer os rostos mudam.
Assim, saberemos os resultados Domingo à noite. Para já, pressinto uma enorme abstenção. E depois as inevitáveis vozes de todos a dizerem que ganharam. Uns, realmente. Outros, nem tanto. Fico-me por estes...

HSC

domingo, 22 de setembro de 2013

Blue Jasmine

Derrotada pelo calor - não posso andar com o ar condicionado atrás de mim - voltei aos meus Domingos. Almoço e cinema com amigos.
A  opção foi pelo Woody Allen e a sua Blue Jasmine. Em boa hora. Woody volta à America, depois de deambular por várias cidades europeias, e realiza um dos seus melhores filmes a par de Match Point, talvez o meu preferido.
Larga a Scarlett Johansson dos seus últimos filmes, para pegar nessa fabulosa actriz que é Cate Blanchett e fazer dela uma socialite que não pensa - para que havia de pensar? - e abandona os estudos para casar com um  biltre milionário, que a rodeia de jóias e boa vida, mas a trai por dá cá aquela palha. Trata-se de uma interpretação magnífica de alguém que vacila entre a adaptação à vida real - dura e difícil - e o retorno à caça do marido rico.
No outro polo está a irmã,  Sally Hawkins, digna representante de um proletariado que jamais deixará de o ser, que a recebe quando fenece o mundo cor de rosa da primeira.
A crítica social de Allen não se fica pelo mundo dos ricos e da sua loucura. Ela estende-se a esse proletariado crédulo, manejável, que se pauta pela falta de ambição e recua sempre que o seu pequeno mundo é ameaçado.
Tudo se torna surreal quando Cate se passeia vestida de roupa de marca no bairro pobre onde a irmã vive, ou quando esta frequenta, com roupa espalhafatosa, o mundo da gente com dinheiro, nessa permanente dicotomia dos dois pequenos universos que elas representam.
Um belo filme que nos não azeda nem deprime, talvez porque Woody Allen nunca é moralista nas histórias que conta e tem a mesma dose de humor negro quer para ricos quer para pobres. Felizmente, aquilo que o continua a interessar são as pessoas!

HSC

sábado, 21 de setembro de 2013

Contrexpérience 2

Garanto-vos que não tenho interesses financeiros ou económicos na Contrex. Mas não é possível ficar indiferente à enorme criatividade desta campanha. E com o braseiro que hoje esteve em Lisboa, estas mangas de água até refrescam...a alma!

HSC

Nota: Espero que a empresa não se lembre de me agradecer a publicidade...senão morro afogada. Sim, porque Contrex é água, espero que tenham reparado!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Contrexpérience 1

Vá riam-se um bocadinho que os comentários estão muito azedos. Eu sei que há outras maneiras de queimar calorias. Mas que esta é muito criativa, disso não há dúvida!

HSC

Nota: Em ecrã grande vê-se melhor! 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

As pontas...

Jantei ontem com um querida amigo que se radicou em França há muito tempo. É um homem com 66 anos, uma bela figura, e uns olhos verdes mar que ainda hoje fazem razias nos corações femininos. Felizmente, estou imune a estes predicados.
Rimo-nos sempre quando ele vem a Portugal, ou quando eu vou a França e temos uma cumplicidade que suscita muitas invejas porque, de facto, o que nos liga é decididamente especial e "só para consumo da casa", como costumamos dizer.
Desta feita o repasto foi num restaurante cuja existência desconhecia e que é um soberbo terraço sobre Lisboa. Julgo que pertence ao grupo Visabeira. Estava pejado de estrangeiros e de jovens, cujo poder de compra sempre me surpreende.
Foi justamente sobre a juventude que a conversa começou. E por uma afirmação que, a propósito, me fez. Dizia ele que Portugal era desgraçadamente um país sem pontas.
Perante a minha surpresa, explicou-me que, aqui, os jovens e os velhos eram muito maltratados, quando afinal eles constituíam as "pontas" de que qualquer sociedade carece para, por um lado, progredir e para, por outro, transmitir conhecimentos e valores.
A noite terminou bem tarde e eram duas da madrugada quando me deitei. Mas tive dificuldade em adormecer porque fiquei a matutar no que ele me dissera. Concluí que tinha toda a razão: se não conseguirmos inverter esta situação, o caminho não será só de pedras. Pode mesmo não haver caminho...

HSC

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Uma história portuguesa

Victor Luís tomará posse, no final do ano, como presidente executivo da Coach, uma multinacional do mercado do luxo que emprega mais de 17 mil pessoas em todo o mundo.
"Estou a preparar-me para liderar uma empresa de cinco mil milhões de dólares e isso deve-se apenas ao meu trabalho e aos resultados que apresentei. Não tem nada a ver com quem sou ou de onde vim. Isto é algo que só a América me podia oferecer", afirmou este gestor de 46 anos, à agência Lusa.
A sua história vale a pena ser conhecida. Victor Luís chega à Califórnia com os pais e os irmãos em 1972, quando tinha seis anos. Meses depois, a família muda-se para Rhode Island, na costa Este, onde os pais arranjaram trabalhos modestos.
Victor começa a trabalhar com 16 anos, a servir refeições num hospital. Continua a estudar e consegue uma bolsa para a Holy Cross, uma universidade Jesuíta em Boston.
No final da licenciatura em Ciência Política, ganha uma bolsa da Fundação Rotary e estuda um ano em Inglaterra.
Parte depois para Bruxelas, onde estagia na União Europeia. Segue para o Japão e torna-se sócio da Portugal Trade Corporation, uma representante de empresas portuguesas no mercado asiático.
A experiência não foi boa. Vende a sua parte e vai trabalhar como director de marketing da Moët Hennessy Japão. Passará , depois, a presidente da Givenchy no mesmo país.
Decorridos onze anos, consegue o lugar de presidente da Baccarat - EUA, a marca francesa de cristais. Muda-se para Nova Iorque, mas em 2006, a empresa é vendida e ele é convidado pela  Ralph Lauren e pela Coach.
"As propostas eram muito semelhantes, mas havia entre elas uma grande diferença: na família Ralph Lauren, que tem mais de 50% da empresa existem filhos. Nunca chegaria a presidente", lembra.
Escolhe a Coach, empresa de malas e acessórios de luxo e fica como presidente do mercado japonês, cargo que acumula em 2008 com o mercado chinês. 
Em 2010, regressa a Nova Iorque para gerir todos os mercados internacionais. As vendas disparam e no primeiro trimestre deste ano, regista-se um crescimento de 12%; na China, o principal mercado estrangeiro da Coach, a subida é de 40%. Estes são os números que levam à sua nomeação, anunciada em fevereiro.
A nível pessoal, admite que “já chegou muito mais longe do que podia imaginar". Agora diz que está "a aprender e a ouvir ideias para criar uma estratégia para a empresa crescer nos próximos cinco anos."
Rege-se pelo optimismo, que considera ser o ideal  de qualquer emigrante.
Não tenho a mentalidade do 'inha', da casinha, do carrinho... Prefiro pensar que tudo é possível com muito trabalho, concentração e desejo de sucesso. É esse o sonho americano e o sonho do emigrante".

Esta é a história de um português, e está longe de ser única. Elas são cada vez mais frequentes. E mostram como somos bons quando somos treinados a lutar pelos nossos próprios sonhos!

HSC

É curioso...

Hoje ao procurar um comentário, acabei por não dar com ele, mas em compensação dei por algo diferente e com piada. Digo eu, claro, que tenho um sentido do humor muito particular. 
Percorrendo os últimos post's verifiquei que o do Ronaldo e o da missa estão empatados. Um tem vinte e três opinadores e o outro vinte e quatro.
Conclusão: a religião e o futebol continuam a galvanizar as pessoas, ontem como hoje. Falta a política que deve vir em igualdade de posição. Mas, como seria de esperar, ela está na maioria dos quarenta e sete comentários atrás referidos...

HSC

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Forever Tango -

Quanto mais investigo mais me delicio com o tango. Hoje partilho mais uma excelente interpretação que me foi sugerida por quem me lê e que, de facto, merece ser vista. A interpretação da bailarina é pura sensualidade. Mas a do bailador encanta-me!

HSC

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Porque será?!

Oiço - sem perceber bem do que se trata - o montante que Cristiano Ronaldo vai ganhar entre futebol e contratos publicitários. Há dois ou três meses, falou-se também de Mourinho, a propósito do seu retorno a Inglaterra. Não fixei números mas lembro-me de ter pensado que o nosso Cristiano ganharia num minuto algo parecido com o que ganho num ano em que os livros corram muito bem.
Não tenho nenhum comentário a fazer sobre o tema. Mas tenho uma pergunta. Porque é que estas verbas não levantam qualquer celeuma pública, num país que discute ao tostão outras verbas de outros sectores profissionais que, afinal, são bem mais rentáveis e necessários para o país?
É estranho, porque nem sequer os clubes mais desfavorecidos abordam a matéria. Será que o futebol é o único sector intocável em Portugal? Se sim, valia a pena perceber porquê...

HSC

Giving


A propósito do meu post sobre a missa de Domingo, um comentador remeteu-me para o vídeo que vemos acima. Fez muito bem porque a lição que se pode tirar dele é exemplar. Aqui fica para todos nós.

HSC

domingo, 15 de setembro de 2013

A missa

Embora seja conhecida a minha posição religiosa, não costumo em post abordar questões ligadas a esta matéria. Talvez porque considero que se trata de assunto íntimo e que não terá muito interesse para a maioria dos meus leitores conhecer este meu lado.
Mas hoje passou-se algo que me impressionou. Ao contrário do que é habitual - prefiro ir à missa sábado à tarde - fui à missa do meio dia à Estrela que também não é a Igreja onde costumo ir.
As portas do templo estavam todas abertas, o que permitia que de fora se visse todo o altar. A sala estava cheia, a missa era cantada e o padre, negro, sobressaía nos panos alvos da mesa da celebração. Embora os fiéis fossem maioritariamente pessoas de mais de 50 anos, as jovens famílias destacavam-se já, sobretudo num dia de sol e de praia,
E, espantoso, a comunhão foi tão concorrida que estando distribuída por três pessoas, demorou a terminar.
Eu sei que pode dizer-se que em tempo de crise a prática religiosa tende a crescer. É seguramente verdade. Mas também não me pareceu que parte significativa daquelas pessoas pertencesse a esse grupo. Posso estar enganada, mas acredito mais que seja a crise de valores das sociedades actuais, que esteja a gerar movimentos de grande espiritualidade, seja qual for a religião em que eles nasçam, ou até sem qualquer suporte desse tipo, dado que as coisas do espírito não são forçosamente religiosas. A mim, confesso, soube-me bem!

HSC

sábado, 14 de setembro de 2013

Fino rapaz...

"Quase dois terços dos alemães (62%) desaprovam o dedo do meio exibido pelo rival social-democrata de Angela Merkel, Peer Steinbrück, na capa de uma revista, diz uma sondagem divulgada este sábado pela cadeia RTL."

O ex ministro Pinho já tinha, entre nós, inaugurado o estilo. Mas ao menos pediu a demissão. O género, bastante fino e discreto, internacionalizou-se e chegou à Alemanha. 
Se agora passarem todos à linguagem gestual, bem nos podemos ir preparando...

HSC

De Hombre a Hombre

Se tem preconceitos, não veja porque é capaz de achar estranho. Se não tem, aprecie porque vale a pena. A sensualidade enquadra-se mal em espartilhos, como se pode compreender. Uma das mais valias do projecto Gotan é justamente a liberdade de espírito. Aproveite-a!

HSC

GOTAN PROJECT - La Gloria

E, agora, uma outra perspectiva do tango - roubada a um comentador do blogue UM JEITO MANSO - e que é uma curiosíssima interpretação. Confesso que embora conhecesse o Gotan Project, desconhecia este vídeo. Aos dois - a dona do blogue e ao autor da sugestão - o meu obrigada porque vai enriquecer o meu trabalho!

HSC 

Impossible

Os meus gostos musicais são, felizmente, heterodoxos. Passo da música erudita à ligeira sem nenhuma dificuldade. Este miúdo que aqui vos deixo neste disco tem 25 anos e uma carreira promissora, se não fizer disparates. Gosto imenso desta canção cujo título é estimulante para quem, como eu, acredita que não há impossíveis, mas apenas coisas mais difíceis...

HSC

O Melhor Tango Latino


Já vos disse que ando a fazer um trabalho sobre sensualidade na dança em que o tango ocupa, para já, um dos temas centrais. Prometi que vos iria mostrando aqueles que mais me encantassem. Aqui fica este, um dos que mais gosto, como presente de sábado!

HSC

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

As dores

Há, para mim, três dores muito penalizantes. As dores de costas, as dores de cabeça, as dores de alma.
Há dias em que as dores de costas - seis a oito horas diárias à frente de um computador ...- são insuportáveis. Mudo de posição, levanto-me, volto a sentar-me, estico-me, mas nada. Elas estão lá, indiferentes aos meus esforços. Quase que lhes oiço a gargalhada e a voz roufenha a dizer-me "querias que eu me fosse embora, não querias? Mas não vou. Gosto de estar aqui contigo. Subo e desço da cervical à lombar e divirto-me. Aguenta-te e aguenta-me".
Outros dias são as dores de cabeça, latejantes nas têmporas e vislumbrando pontos luminosos intensos como uma chuva de estrelas. Procuro o quarto escuro e o silêncio. O menor ruído ou raio de luz, intensificam a vaga sensação de agonia que as acompanha.
Menos frequentes, as dores de alma. Mas quando doem é como se todo o corpo fosse triturado, como se presente e futuro não existissem e o passado fosse uma vaga mancha na memória. Solução possível é correr, andar de bicicleta, nadar, queimar toda a espécie de calorias. Apenas está proibido chorar, porque o choro aumenta a dor.
Estas são, para mim, as dores do ofício de viver. Intensas, as malandras. Mas nunca definitivas!

HSC

Confiança?!

“Confiança dos cidadãos nacionais nos partidos atingiu recorde negativo histórico e já é inferior a metade da média comunitária (19,6%). Crise, medidas de austeridade e alternância no poder são alguns dos factores explicativos da ruptura.”

Só 9 em cada 100 portugueses acreditam nos partidos. É verdade que ainda há quem esteja pior. É o caso Grécia (4%), da Eslovénia (4%), Espanha (5%) e da Itália (7%). Iguais a nós apenas a Lituânia. No polo oposto está Malta com 46%.
Não é apenas a austeridade que explica esta fractura. De facto, subsiste, a nível nacional, um problema de cultura política, a que não é indiferente o desgaste de partidos que há 30 anos tinham a confiança da opinião pública e que a perderam pela hipocrisia programática que praticam. Portugal tem uma direita e uma esquerda que estão velhas, cujo discurso é o mesmo de há três décadas, num mundo que nada tem de comum com o de então.
Estes números traduzem muito claramente o desencantamento do homem comum, que apenas está a dar sinais para o interior do sistema político e que este insiste em não ver.
O distanciamento dos cidadãos portugueses e de alguns europeus relativamente aos partidos e instituições que os representam, é apenas um dos indicadores das falhas de um sistema que, de democrático, só tem, cada vez mais, o nome.
Há outros sinais, tão ou mais importantes do que este, que vêm corroborar o progressivo afastamento entre o país real e as instituições partidárias que, infelizmente, são os únicos redutos de onde saem aqueles que nos governam.

HSC

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ainda a traição

Falei no post anterior que considerava a traição a nós próprios, como a pior de todas as traições. Porquê? Porque quando traímos outros, fazemo-lo no "pressuposto" de que eles nos terão dado razões fortes para o fazermos. 
Podem ser apenas expectativas que sentimos goradas, invejas, ciúmes ou até, quem sabe, mudanças na maneira de pensar. De facto, se um político passar do Partido Comunista para o Bloco de Esquerda, só os primeiros é que considerarão essa saída uma traição. A quem? A quê? A uma ideologia?
Sei do que falo, como calculam, e não foram poucas as vezes que discuti esta mudança com o meu filho Miguel...
Na traição a nós próprios, ela é dupla. Por um lado, renegamos aquilo em que continuamos a acreditar e, por outro, "mascaramo-nos" e interpretamos personagens fictícias, para que os outros continuem a acreditar que somos quem, na verdade, não somos.
Ou seja, na primeira traição - a do outro -, até podemos estar a ser mais fiéis a nós próprios do que antes. Na traição a nós próprios, a duplicidade que ela comporta é a meu ver, a mais lamentável de todas, porque nada a justifica ou atenua.

HSC


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Traição

A traição é o corte ou violação da presunção de um laço baseado na verdade ou na confiança e que produz conflitos morais e psicológicos no campo dos relacionamentos pessoais, ou entre organizações ou até entre pessoas e organizações. 
Geralmente é uma ruptura completa de uma decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelos outros.

Trata-se sempre para uma das partes de uma emoção negativa em que a pessoa perde algo ou alguém que lhe era caro, por delito de carácter, o que chega a ser mais doloroso do que a sua morte .

Um estudo revela que seguimos mais facilmente em frente a nossa vida, depois de uma traição, quando estamos numa relação antiga. 
Para os terapeutas são múltiplos os os fatores que conduzem à traição. Podem ser questões culturais, carências, insatisfação de desejos, expectativas goradas, vingança, busca de novidade, estímulo provocado pela sensação de perigo ou de poder.
Por mais estranho que pareça a "posse" continua a ser uma componente de quase todas as relações estáveis e por isso a sociedade aceita como normal a “cobrança” da infidelidade.
Certos especialistas encaram a traição como a válvula de escape de quem trai, porque, dizem,isso só acontece por um motivo muito forte para o fazer. Na maioria dos casos, a traição mais comum é a que surge nos relacionamentos amorosos.
Todavia, a cada dia que passa, ela vai-se tornando mais comum, pois a sociedade moderna continua a ser moralista e exerce grande pressão psicologica. 
Por isso há estudos que afirmam que é essa pressão leva as pessoas a sentirem-se reprimidas nas suas fantasias ou anseios e que é esse facto que as leva a comenter o erro de trair alguém. O que explica que quem trai use uma especie de "mascara" para esconder quem realmente é ou gostaria de ser. O medo por um lado e o gosto do risco por outro, são dois estranhos componentes da traição.
Mas há aqui uma outra e mais grave traição: aquela que cometemos contra nós próprios e de que ainda me hei-de ocupar.
HSC

Daniil Trifonov

Hoje trabalhei todo o dia ao som de Daniil Trifonov, um interprete que me encanta desde que o descobri. É russo e nasceu em 1991. Nem mais, tem 22 anos. E uma carreira já cheia de prémios. Está entre os pianistas de topo e é brilhante.
Escolhi este disco porque gosto muito de Tchaikowsky, que não é um compositor muito duro. Ao contrário do meu gosto habitual que vai para os mais pesados ou até para os autores de música dodecafónica.

HSC

sábado, 7 de setembro de 2013

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a defender hoje que a América precisa usar força militar limitada contra a Síria para impedir futuros ataques de armas químicas, mas garantiu que não queria entrar em mais uma guerra cara e demorada, um dia após os membros do G-20 mostrarem profunda divisão sobre a questão. Enquanto isso, o secretário de Estado americano, John Kerry, reúne-se com seus homólogos europeus na Lituânia, numa tentativa de conseguir apoio para uma intervenção no país árabe.
Prometi não falar de política nacional. Mas esta notícia que tem ocupado os noticiários nacionais e internacionais é preocupante. Nunca fui obamista e discordo profundamente da posição acima expressa. 
Parece que os americanos não aprenderam nada com o Iraque e se estão a preparar para uma guerra que trará trágicas consequências.
E levou este homem o Premio Nobel da Paz escassos dias depois de ser nomeado para o cargo que ocupa...

HSC


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Oh Sweet Lorraine Lyrics

E agora a canção com letra e orquestrada. São 75 anos de amor partilhado. 
Só me lembrei dos meus avós que fizeram mais de 60 anos de vida em comum e da minha Mãe que se tivesse vivido uns dias mais, teria feito 48 anos de casada. Felizmente ainda há amores destes!

HSC 

A Letter From Fred -


É bom ter conhecido um amor assim e aos 96 anos ser capaz de criar uma música para o exprimir!

Nota: Se não fala inglês não se importe. Vá até ao fim do vídeo para ouvir a canção.

HSC

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Breviário de sentimentos

Acabei hoje a primeira versão do meu novo livro. Nem o ar condicionado salvou a dificuldade com que o escrevi. Porque o calor desliga-me os neurónios que funcionam melhor - fico só com pavios - e porque os temas escolhidos eram difíceis.
Inicialmente queria fazer - ainda quero - um livro de orações. Isso mesmo, um livro para rezar. Que fosse útil para todos aqueles que crêem que existe algo donde partimos e para onde voltamos. Não queria que fosse exclusivamente para católicos.
Depois a editora começou a pedir-me mais coisas e este foi ficando na lista de espera. Será a seguir, se for capaz.
O que agora acabei é um olhar - o meu - sobre uma série de emoções que perpassam os nossos dias e sobre as quais talvez precisemos de pensar um pouco. Eu precisei. 
É o resultado de muitas tardes e muitas noites em que me ponho a dialogar comigo mesma e tento acertar o que faço com o que penso. Não é, ainda, senão um conjunto de meditações para ler em página e meia, talvez ao deitar. Ou, quando estamos sós connosco, a tentar acertar os ponteiros dos nossos relógios.
E, apesar de ter sido uma encomenda, a partir de certa altura, tornou-se uma necessidade própria, uma espécie de balanço sobre os valores da minha vida, enfim um breviário de sentimentos !

HSC

domingo, 1 de setembro de 2013

Para escapadelas

A nossa capital foi premiada com o título da melhor cidade para fazer “city breaks”. Entre nós o prémio foi traduzido como sendo Lisboa o melhor local para escapadelas.
Não sou especialista de inglês nem, helas, de escapadelas. Mas, na minha santa ignorância, não me parece que tenha sido este o sentido que se tenha querido atribuir a tal distinção.
De qualquer modo, seja no sentido de ser uma cidade onde se está muito bem ou onde se podem dar umas facadinhas no matrimónio ou até onde é possível consumir pequenos prazeres, o prémio é muito bem vindo e o turismo nacional agradece.

HSC


Oxalá houvesse...

" Abençoada mãe que deu à luz esta filha"
" Boneca, és colírio para os meus olhos"
" Querida, se não fosse casado, casava-me já contigo"

Aqui ficam três exemplos de piropos, muito do meu tempo, com que o BE pretende acabar, sabe-se lá bem porquê. É claro que há muitos outros jocosos e até ordinários, que dependem do grau de instrução de quem os profere. Mas, por norma, são uma explosão natural de apreço que elogia mais do que ofende.
Num país em que cenas de sexo muito explícito passam diariamente na tv e no cinema - para não referir os computadores -, a qualquer hora, integrando o cardápio da (in)formação televisiva, pública e privada, aquele partido, na actual conjuntura, considera da maior oportunidade, calar a voz dos portugueses que utilizam esta prática latina. Pena que não haja, hoje, um bonito homem no BE, para eu lhe dar um piropo. Oxalá houvesse!
Haja paciência para tanta tolice.

HSC