sábado, 13 de abril de 2013

A caricatura do Resgate da UE


O cartoonista grego Kountouris venceu o Grand Prix  do World Press Cartoon, anunciou a organização na noite desta sexta-feira. Como é habitual, a entrega dos prémios decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
O desenho, que foi publicado na revista grega Efimerida Ton Syntakton, em Dezembro do ano passado, com o título “Equipa de resgate da UE”, mostra homens vestidos de negro a segurar uma cama elástica com as estrelas da União Europeia. No chão, estão os corpos de pessoas que não foram apanhadas. Foi publicado na revista grega Efimerida Ton Syntakton, em Dezembro do ano passado.
Michael Kountouris nasceu em 1960 e desde 1985 tornou-se criador de cartoons para a imprensa. Trabalha também para o jornal Eleftheros Typos e colabora com o Courrier International. É também ilustrador.
Na categoria Caricatura, o primeiro prémio foi para o argentino Pablo Lobato, com um desenho do Presidente boliviano Evo Morales. O prémio de Desenho de Humor foi atribuído ao iraniano Saeed, por um trabalho com o título “Recessão Económica”. Não houve portugueses entre os três premiados em cada categoria.
Os trabalhos dos artistas distinguidos encontram-se em exibição no Centro Cultural Olga Cadaval, até 30 de Junho.

HSC

1 comentário:

Anónimo disse...

Preferia ver o escudo luso levantado bem alto, os buracos todos tapados e um fundo sem pantomineiros escondidos pelo escudo azul com estrelas eh eh eh