terça-feira, 13 de novembro de 2012

Inês Pedrosa

Já aqui falei dela e da estima que lhe dedico. Mas isso só acresce ao apreço que tenho pela sua escrita.
A Inês lançou ontem, no Museu do Fado, o seu novo romance "DENTRO DE TI VER O MAR". A apresenta-lo esteve Francisco José Viegas. Na plateia escritores, editores e muitos amigos.
Comecei hoje a le-lo, pelo que guardo para mais tarde as emoções que o mesmo me provoque. Agora, apenas quero partilhar convosco o gosto que tive em ouvir o apresentador e a autora.
O primeiro explicou como via a obra da Inês e de como nela se misturam as suas facetas de cronista e romancista. A segunda, manifestamente feliz, explicou porque tem de escrever. Fizeram, sem ser essa a sua intenção, um belo dueto sobre a necessidade de procurar e encontrar a identidade própria.
Para a Inês, como para mim dentro de dias, a vontade inicial é, sempre não fazer lançamento. Os amigos têm de se deslocar e nós ficamos sempre com receio de estarmos a pedir demais. Mas a verdade é que, depois, a satisfação de vermos as pessoas que o escasso tempo livre não permite que vejamos tanto quanto queríamos, é enorme.
Foi o que ontem se passou. Eu estava um farrapo - parece-me que, no meu caso, o "estar" começa a equivaler o "ser" -, mas tive muito gosto em lá ter ido com a minha a minha querida Maria João Lopo de Carvalho. E de estar com a Lídia Neto Jorge, a Fernanda Câncio, o João Amaral, a Pilar del Rio, o Rui Zink, a Helena Matos, a Ana Mesquita, o Fernando Pinto do Amaral. Enfim, ainda podia desfiar mais uns quantos, mas estes eram os que não via há mais tempo. 
Como sempre a heterogeneidade política dos amigos da Inês saltava à vista. Faltou a Patrícia Reis e o meu filho Paulo. A primeira apresentava o seu livro no Brasil e o segundo estava no Egipto.
Parabéns Inês, minha incansável amiga, que mereces todos os teus sucessos!

HSC


6 comentários:

Sónia G. Barbosa disse...

O milagre do romance, a juntar credos e convicções diferentes por instantes.

Um abraço, Helena, e obrigada pela sua escrita maravilhosa.

Isabel Mouzinho disse...

Também gosto da Inês e também acho que ela merece o sucesso que tem!
Beijinho
Isabel M.

PB disse...

gosto tanto ... são todos tão bons!

Anónimo disse...

ainda bem que nos descreve o lançamento do livro da inês pedrosa.
há um livro dela que me marcou muito "fazes me falta"!...
beijinhos grandes,
lb/zia

Anónimo disse...

De facto, deve ser um prazer enorme, uma satisfação para o ego, ver tantos em torno daquilo que fazemos, ainda para mais se nos dá prazer fazer o que fazemos.

Quuanto a estar um farrapo, pronto acontece (até acredito que estivesse) agora ser? Não, não.

Depois, da lista de amigos que enumerou só conheço Pilar del Río, senhora a quem também muito estimo e com quem já tive o prazer de trocar alguns e-mails.
Em breve será realizada uma homenagem a José Saramago no Porto que contará com a presença de Pilar, conto ir será um belo serão estou certa.

Anónimo disse...

Que tudo corra bem com e livro novo!