terça-feira, 13 de novembro de 2012

Duas curiosas notícias

Duas curiosas notícias despertaram hoje a minha atenção neste retorno ao burgo. A primeira, pouco empolada, é a de que a Grécia teria conseguido mais dois anos para resolver os seus problemas. A segunda é a de que Dirceu, braço direito de Lula teria sido condenado a 10 anos e 10 meses de prisão.
Segundo o acordo entre o FMI e os ministros das Finanças da zona do euro, os helenos beneficiarão de um prazo de mais dois anos - até 2016 e já não 2014, como antes fora previsto -, para alcançar um superávit primário de 4,5% do PIB.
Os credores internacionais da Grécia concordaram ontem com esta concessão para que o país possa fazer os ajustes necessários às suas finanças. Porém, ainda não deram o aguardado sinal positivo para libertar a parcela de 31 bilhões de euros da ajuda financeira. Calcula-se que a decisão deverá demorar, no mínimo, mais uma semana.
Antes, o governo grego deveria obter um superávit primário de 4,5% até 2014. Porém, a recessão "mais profunda do que o esperado" obrigaria a um corte de 20,7 bilhões de euros, em vez dos 11,5 bilhões de euros planeados. Perante este problema, a troika de credores internacionais, recomendaram que 2016 fosse a nova data-limite.
Relativamente a Dirceu, se o Supremo Tribunal Federal não mudar de ideias – o que pode acontecer se a Corte decidir equilibrar as sentenças e analisar as suas possíveis incongruências – ele terá de cumprir dez anos e dez meses de reclusão pelos crimes de corrupção activa e formação de quadrilha. Porém, o cenário mais provável é o de que apenas cumpra, em prisão, um máximo de três anos e sete meses. Ou, mais possível ainda, apenas metade disso, o que representa um ano e nove meses num presídio.

Conclusão: a Grécia soube negociar. E a Justiça no Brasil foi capaz de incriminar. Nada mau nos tempos que correm...

HSC

2 comentários:

Anónimo disse...

a grécia vai conseguindo, mas os juros vão acumulando - né?
será que o nosso governo começa a saber negociar, impondo-se como ainda estado soberano?!
a justiça brasileira funciona, só é pena que aqui pela nossa terrina, ela esteja como que vacinada para certo tipo de pessoas, uma triste imagem dum dos poderes do estado português!
um abraço forte,
lb/zia

patricio branco disse...

impressionante a teia de corrupção tecida por ministros e proximos colaboradores de lula da silva que se revela, mas a justiça tambem está a actuar com rapidez, parece. o mau e o bom, portanto