terça-feira, 16 de agosto de 2011

A subida das baixas


É verdade. Além da dívida também temos outras coisas a subir.
Neste caso, são as baixas clínicas, que em Maio último atingiam 93.473 pessoas e que no mês seguinte haviam disparado já para 117.671 trabalhadores. Claro que muitas serão fruto dos tempos difíceis que estamos a passar e uma forma de não irem para o desemprego. Mas outras serão puro abuso.
A fim de se ter uma ideia do prejuízo ou custo que a situação representa para o Estado - ou seja para todos nós, os contribuintes - basta dizer que no ano passado as 70.000 falsas baixas descobertas, teriam custado ao país 4,3 milhões de euros.
Portugal é de facto, difícil de governar. Uma parte dos que têm menos, só pensa em enganar. Uma parte dos que têm mais, só pensa em pôr o seu dinheiro ao fresco, onde esteja mais seguro. Haverá muita diferença entre estes dois tipos de comportamento? Não são ambos formas de prevaricar?

HSC

2 comentários:

Fada do bosque disse...

O Estado devia ter como função principal, a educação para a cidadania. Enquanto tal não acontecer, isso será impossível.
Não lhe faz saudades, este Dantes era assim?... Pois do Estado
Novo... mas olhe que encontrei este post num blogue de Esquerda! :)

aNaTureza disse...

Cara Helena,
a mim parece-me que as pessoas estao a ficar muito cansadas de trabalharem sem o minimo gosto, seja pelas condiçoes, seja pelo que se ganha, seja porque vivem sob o paradigma errado..
Afinal, temos que trabalhar apenas no intuito de ganhar apenas dinheiro e agora, cada vez menos?
Enquanto outros que quase nada fazem, ganham imenso e ainda por cima tem as suas dividas de impostos prescritas?
Sao alguns dos exemplos e caminhos que "nos" ensinam, de alto para baixo.
Nao, nao sou a favor destas actuaçoes, nem as tenho, mas fui bem educada e numa epoca um pouco mais "branda". Com o investimento em educaçao existente, nao me parece que cheguemos a bom porto. E digo isto, mesmo na educaçao dos adultos, que se limitam a "seguir" o caminho incentivado pelo mundo de consumo, despido de reais valores. Vivemos num mundo de aparencias.
Dados estatisticos manipulados, a quererem fazer crer que a populaçao ate tem avançado a nivel de educaçao, etc, etc.
Mas acaso nao andamos a viver numa selva, em que o sentimento e o "desde que eu me safe nao me interessa o bem comum".
Viver numa sociedade assim, nao augura nem propicia os sentimentos mais nobres, muito menos a etica.
E bastante triste o nosso futuro.
E com sistemas destes, de facto, nao evoluimos interiormente.
Se vivemos num sistema que nao tem o minimo respeito pelo proprio planeta em que vivemos, nem pelos seres que nele habitam, como poderemos esperar melhor?
Esta tudo tao interligado.

Temos que ter esta consciencia e actuarmos no sentido de que prevaleça o que ela nos diz.

E assim sendo, a base esta toda errada.

«Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande.»
----------------------------------------"Sermão de Santo António aos Peixes", Padre António Vieira, pregado na cidade de São Luís do Maranhão em 1654(*)