sábado, 7 de maio de 2011

As Conferências do Estoril

..."Villepin veio ao Estoril para falar sobre os “desafios actuais da construção europeia” e não se desviou desse propósito, adoptando um registo bastante crítico ao posicionamento da Europa no mundo, sobretudo no que diz respeito à relação com África, um palco que outros países têm estado a aproveitar, tais como a China ou o Brasil.
“Nós somos completamente estúpidos”, disse Villepin, precisamente pelo facto de países como Portugal, França ou Itália conhecerem África como ninguém, mas não capitalizarem esse conhecimento em prol do reforço das relações entre aquele continente e a Europa.
Essa estupidez estende-se à forma como os Estados europeus parecem lidar com os grandes desafios que têm pela frente, já que continuam a ter uma abordagem egoísta e isolada. Por isso avisa: “It’s not time for lone riders".
(in odiplomata.blogs.sapo.pt)

Dominique Villepin pode vir a ser - como já foi - uma pedra no sapato de Sarkozy, cuja forma, aliás, lhe vai servindo cada vez com mais dificuldade. É que em determinada conjuntura política, o antigo Primeiro Ministro da França pode vir a prejudicar uma possível segunda volta de Sarko.
Todavia, o que me levou a colocar aqui esta parte do post é a referência que nele se faz a África e com a qual concordo bastante, mesmo adimitindo que Villepin, no Estoril, já pudesse estar em clima de campanha presidencial.

HSC

3 comentários:

patricio branco disse...

durante 5 seculos a europa dominou a africa subsariana e até do norte. Agora, será a vez doutros paises, não de a dominar, mas de a aproveitar, a china sobretudo.
D de villepin e sarkozi nada têm de grandes amigos e quanto aos sapatos de sarkozi quase todos sabemos qual é o truque deles.

Para a Posteridade e mais Além disse...

ville pin

tal como o vídeo

são pun's muito primários

assi a modos que o Punch britânico

são coisas que tiveram sua época

Para a Posteridade e mais Além disse...

Pastel de nata pede limosna
un cop l'hagi aprovat seya François mesmo que Villon