segunda-feira, 15 de junho de 2009

Comentário infeliz...

"A Voz da Razão

Concurso de cancros
Alertado por um amigo, resolvi ir confirmar. Confirmei: em revistas ou jornais, não há ‘celebridade’ portuguesa que não goste de partilhar com os nativos o seu cancro ocasional.
Verdade que os nativos, nas conversas mais banais, sempre tiveram uma queda particular pelas doenças. Mas existe algo de novo nesta exposição literal das partes, que obedece sempre a um roteiro definido: é o momento da descoberta do tumor; são os tratamentos dolorosos; é o apoio da família e dos amigos; é a clássica ‘redescoberta’ de um sentido sobre a existência; é a inevitável declaração optimista de que a vontade de viver triunfará.
Não sei para que servem estes exercícios macabros. Mas não excluo que, a prazo, se instituirá por aí um concurso qualquer, tipo ‘Cancro do Ano’ ou ‘O Meu Tumor É Melhor Que o Teu’, para agraciar a natureza competitiva deste circo."


(João Pereira Coutinho, Colunista do Correio da Manhã)

Eu sei o que o João pretende dizer com as palavras que acabam de ler. As vidas sexuais das celebridades já não vendem, porque as trocas de cama se fazem sempre no mesmo meio, o que lhes retira todo o mistério. Agora, o que vende é a desgraça. De preferência a que se refere à saúde. Mas a generalização pode ser muito injusta.
O cancro é, ainda hoje, uma doença que marca o próprio e a família. E a angustia que ele provoca dá, muitas vezes, origem a catarses pouco recomendáveis. Mas o facto de as pessoas resolverem expôr publicamente o seu estado de saúde - e até poderem com ele fazer dinheiro - se, para mim, é devassa desnecessária, para outros pode ser uma forma de sentirem que "ainda" estão vivos.
É por isso que considero infelizes as palavras de Pereira Coutinho, um colunista com um sentido do humor muito ácido, cuja leitura pratico e aprecio. Todavia, neste caso, penso que foi longe demais...

H.S.C

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu concordo com João pereira Coutinho, pois dar a noticia de que a pessoa está doente com cancro, é bem diferente de por várias vezes e na mesma revista exporem fotos e vida privada do doente.

Estranha pessoa esta disse...

..... que palavras tristes e amargas.
..
............
Longe demais. Sem dúvida.

Ka disse...

Infelizes... até porque há algumas pessoas que expõem o seu problema como chamada de atenção à prevenção de alguns cancros.