segunda-feira, 22 de junho de 2009

Made in Portugal

Chama-me o meu bom amigo Pedro Lopes a atenção para o facto de vários produtos estrangeiros conceituados serem fabricados cá e levarem posterirormente etiqueta de outro país. De facto assim é ou, pelo menos, era.
Há alguns anos comprei em Paris dois lindíssimos fatos de treino, que todos me perguntavam onde haviam sido adquiridos.
Quando os lavei pela primeira vez, eis a surpresa que me levou a dar uma gargalhada: num cantinho que mal se via, lá estava, discreta, um pequeno rótulo com "made in Portugal". A partir daí passei a estar mais atenta...
Não sei se a situação continua. Acredito que sim. Mas então essa nossa "marca de origem" devia ser, obrigatoriamente, tão visível quanto a etiqueta de quem procede à sua comercialização.

H.S.C

1 comentário:

humano disse...

mesmo em frente ao Banco de Portugal encontrei uma vez uma frutaria...chinesa. Figos grandes e dulcíssimos, espinafre quase de borla, cereja grande encarnada escura... a frutaria tinha uma fila incessante..enorme e era um ambiente feliz onde notei a cumplicidade de satisfação entre o cliente e os vendedores ..chineses.Vieram para cá vender a fruta aos portugueses...tal como numa rua paralela á rua Augusta encontro dois restaurantes com comida tipicamente portuguesa lê-se no cartaz do restaurante gerido por indianos. O que é Nacional é Bom...nós é que precisamos que no-lo digam.