segunda-feira, 16 de março de 2009

A 16 de Março

"...Irreflexão dos oficiais que se lançaram na aventura...
...Irreflexão por não considerarem que, em tempo de guerra subversiva, toda a manifestação de indisciplina assume particular gravidade. Irreflexão por não terem em conta que há manobradores políticos, cá dentro e lá fora, prontos a explorar todos os episódios de que possam tirar partido para cavar dissenções internas e minar os alicerces do Estado e fazer beneficiar interesses do estrangeiro"

(Excerto de um discurso do Prof. Marcelo Caetano, em vésperas de ser derrubado)

A 16 de Março dava-se em Portugal um primeiro ensaio do que, depois, viria a surgir com o 25 de Abril. Para quem, como eu, trabalhava, à época, no Banco de Portugal, a rebelião não causou grande surpresa. Há já algum tempo que os mercados financeiros revelavam comportamentos indiciativos de que algo se estava a preparar. Se um dia, alguém decidir fazer a história socio-económica deste período, não poderá deixar de referir estes aspectos, dos quais, aliás, até agora, por estranho que pareça, pouco se tem falado.
O golpe das Caldas, como ficou conhecido, pretendia agrupar diferentes unidades militares espalhadas pelo país. Acabou, contudo, por ficar cingido ao Regimento de Infantaria 5, o RI5, nas Caldas da Rainha. As razões de tal acontecimento estão, para alguns portugueses, ainda hoje, longe de ser claras. Muito se falou de falhas de comunicação. Podem ter sido ou não.
O que me leva a recordar o dia e a transcrever aqui uma parte do discurso do então PM é a noção que tenho de que, em política, as decisões mais importantes pecam, quase sempre, por tardias. Será por autismo? Será por incapacidade de previsão? Ou será, antes, porque o poder torna os governantes irrealistas?
Seja o que for, a verdade é que essas incapacidades têm custos elevadíssimos para todos nós. E que seria bom que, pelo menos em Portugal, elas não voltassem a acontecer...

H.S.C

1 comentário:

Angelblue disse...

Eu adoraría conhecer esse periodo a que se refere sobre a história socio-económica ainda antes do 25 de Abril, mas escrito por si. Gosto muito da forma sensata e lucida com que aborda os varios temas no seu Blog. É meu desejo que em breve possa ver esse livro editado por si. Eu e muitos estudantes (e não só ) de economia. Um livro com a sua visão racional que tanto admiro em si.