segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nadamos em dinheiro...

Depois de um fim de semana chuvoso e frio, admiti que a leitura dos jornais me aquecesse a alma. Eis senão quando apanho um duche frio - eu que já estava gelada! - ao ler que mais um banqueiro tinha sido ajudado pelos seus pares. Bom, "pares" é força de expressão, quando me refiro à Caixa Geral dos Depósitos...
Explico-me melhor. Ao que pude depreender, Joe Berardo teria sido salvo por três bancos, de uma eventual falência. A saber, pelo Espírito Santo, pelo Millennium BCP e pela CGD, mais conhecida, hoje, como Santa Caixa de Mesericórdia.
Bom, para começo de análise, nada tenho a dizer quanto à decisão do BES, banco privado. Já quanto ao BCP, embora igualmente privado, a deliberação é discutível face à situação em que se encontra. No que ao banco público respeita, a minha surpresa é total. Ia dizer indignação. Mas arrepiei caminho, porque sou apenas depositante e não quero "armar" em accionista. Só que há um accionista - o Estado - que eu financio com os meus impostos e ao qual tenho o direito de pedir contas, apesar dele não mas prestar.
Berardo esteve muito em foco mediático por dizer umas verdades a respeito de quem entendia merecê-las. Os seus negócios são financeiros, não são filantrópicos. Por isso, admito que os seus parceiros de banca se esforcem para que ele se aguente. Sai-lhes, de certo, mais barato.
"Mas a Caixa, Senhor, porque lhe permitis tanta dor", pergunto eu, parafraseando o poeta?
Onde é que andava tanto dinheiro, que agora surge de repente, para evitar o que actualmente se designa por "contágio endémico"? Alguém me tranquiliza acerca deste assunto e me garante que não serão os meus impostos e os preços daquilo que compro, que vão pagar tudo isto?
Deixei de ser economista para ser exclusivamente cidadã. Daquelas que pagam impostos. A tempo. E é nessa situação, que gostava de saber se a CGD me vale, se eu deixar de pagar qualquer coisinha. Ou, dito de outro modo, se eu me endividar muito, a CGD, faz-me um plano de pagamentos nas mesmas condições que o de Joe Berardo? E o BCP também me ajudará, a mim, que sou cliente desde a fundação? Ficaria muito grata, atenta, veneranda e obrigada se tal acontecesse...
H.S.C

Sem comentários: